Como resultado, a carteira oficial da IOTA não pôde aceitar confirmações de transações por alguns dias. Hoje, a situação parece estar correta; o preço não foi prejudicado pelo drama.
IOTA é uma criptografia relativamente nova com muitos fãs apaixonados que acreditam que sua arquitetura de emaranhados torna a IOTA de longe a criptografia mais escalável. Este entusiasmo e algumas cooperações da indústria ajudaram a IOTA a subir para o ranking 11 no ranking de Coinmarketcap com um limite de mais de US $ 1 bilhão.
Recentemente, a IOTA recebeu notícias terríveis quando alguns pesquisadores do MIT publicamente criaram críticas severas e abrangentes. A crítica foi parcialmente apropriada, em parte explodida, mas causou muito drama na comunidade e ao redor dela. Na semana passada, IOTA novamente enfrentou agitação; A carteira oficial não conseguiu confirmar as transações por alguns dias; os depósitos e retiradas nas trocas foram suspensos, e um grande explorador emaranhado mostrou uma rede congelada a partir de 25 de outubro.
Como um ataque forçou os desenvolvedores a encerrar o coordenador
O que está acontecendo com a IOTA? Uma vez que a arquitetura básica difere muito das redes de blocos estabelecidas como Bitcoin ou Ethereum, não é fácil dizer. No entanto, há indicadores de que a situação não é tão pior quanto parece à primeira vista.
Vamos começar com a forma como começou. Em 20 de outubro, houve um ataque à IOTA. O ataque explorou um bug, que estava "relacionado ao problema de reutilização de chave do instantâneo anterior". Isto é tudo o que a publicação oficialda IOTA diz. Agora, não há uma descrição clara do bug; os desenvolvedores ainda estão analisando isso. No entanto, parece ser claro que o erro pode resultar em alguns endereços perdendo tokens IOTA.
Para evitar que o ataque causasse mais danos, os desenvolvedores da IOTA desligaram o coordenador central. Em termos aproximados, o "coo" leva instantâneos do estado da rede, que são aceitos como marcos pela carteira. O coordenador protege a rede contra alguns ataques, que são possíveis no início do IOTA. Às vezes, esses ataques são referenciados como "ataques de 34 por cento", porque, enquanto a IOTA é pequena, o emaranhado pode ser atacado com menos compartilhamentos de rede conforme necessário para criptografia baseada em cadeias de blocos. No entanto, os desenvolvedores dizem que essas oportunidades de ataque desaparecerão uma vez que a IOTA tenha crescido até um certo tamanho.
Atualmente, o coordenador é usado para suportar a rede para confirmar as transações. Como o explorador estava desligado por vários dias, os exploradores emaranhados da IOTA, como iotasear.ch, mostraram que não havia novas transações por quase dois dias. Isso criou a impressão de que toda a rede havia caído por algum tempo.
Somente a Carteira Oficial está Afetada
O desenvolvedor da IOTA, Dominik Schiener, comentou em um bate-papo que "as confirmações foram interrompidas, mas a rede não encerrou". Segundo Dominik, a IOTA permaneceu totalmente operacional o tempo todo.

Ele explicou que os usuários podem decidir se querem usar uma rede com um coordenador ou sem. Outro desenvolvedor da IOTA, Come from Beyond, acrescenta que apenas as carteiras baseadas nos marcos do coordenador tiveram problemas com as confirmações, enquanto outras carteiras, que usam o algoritmo do white paper, não foram afetadas.
A carteira IOTA oficial, que é lançada pelos desenvolvedores, só aceita os saldos se eles forem confirmados pelo coordenador. No entanto, isso é mais no nível da interface gráfica do usuário (GUI). Quando você tem a chave para um endereço, você pode acessar seu token sem um coordenador. Para fazer isso, você precisa tomar outra carteira - o que provavelmente não existe publicamente - ou alterar o código da carteira existente. No entanto, fazê-lo pode levar à falta de proteção de gastos duplos . Por esse motivo, os desenvolvedores da IOTA necessitaram trocas para suspender depósitos e retiradas.
Voltar para Normal, Fundos Recuperados
De acordo com o blog da IOTA, o coordenador foi reativado em 23 de outubro. O 25 de outubro, os desenvolvedores lançaram um novo cliente IOTA, com o qual a rede "retoma a operação normal". Os saldos, que foram nos endereços afetados pelo bug, foram transferido para endereços controlados pela base IOTA. Os proprietários podem recuperar suas moedas, sem arriscar-las a serem roubadas por um atacante.
Os usuários da IOTA informam que tudo está funcionando bem novamente. Alguns dizem que seu nó permaneceu operacional para algumas partes enquanto o coordenador estava fechado. Intercâmbios como o Bitfinex, por um tempo, não processaram depósitos e retiradas, mas diz-se que o Bitfinex iniciou novamente o seu nó IOTA.
Sem pânico, sem perda de confiança
Não está inteiramente claro o que aconteceu em detalhes, e como o coordenador, o bug, o ataque, os nós e as confirmações interagiram. Pelo menos, para pessoas de fora. Além disso, ainda deve ser dito, o que você deve fazer da observação, que os desenvolvedores podem desligar partes importantes do sistema e "resgatar" os saldos transferindo-os em endereços controlados por eles mesmos.
A maioria dos membros da comunidade IOTA resistiu ao pânico. Eles não perderam confiança nos desenvolvedores; A maioria parecia ser feliz como eles lidavam com isso, e ainda estão aguardando declarações oficiais sobre uma análise do bug. Não houve relatos de usuários que perdessem fundos devido ao incidente.
Portanto, o preço não reagiu fortemente ao desligamento temporário. Como todos os altcoins, o preço em bitcoin caiu em 23 de outubro para um baixo - em torno de 5314 satoshi - mas recuperou nos dias seguintes. É um pouco estranho ver que a IOTA teve uma das recuperações mais robustas de todas as altcoins , atingindo 8000 satoshi novamente, enquanto ainda estava em um estado de paragem parcial. Mas ninguém nunca disse que os mercados de criptografia são racionais.
Fonte: https://btcmanager.com/iota-coordinator-price/
Nenhum comentário:
Postar um comentário