segunda-feira, 30 de outubro de 2017

IoT amplia eficiência na climatização predial e permite uso inteligente do fluxo de pessoas para negócios

Engenheiro aponta o potencial de ganhos com a conjugação da coleta de dados e dos recursos dos equipamentos conectados
O engenheiro especializado em automação predial e diretor da Viridi Technologies, Igor Okamoto Nakamura, realizou hoje (26) no CREA-DF a palestra “Futuro da Tecnologia em sistemas de HVAC – Automação Predial”. O evento, promovido pela ABEMEC-DF, reuniu engenheiros, técnicos, arquitetos, gestores de manutenção e obras, com objetivo de abordar oportunidades imediatas de redução de custo e valorização do empreendimento. Uma das principais constatações foi a de que junto a melhorias técnicas, como otimizar o uso dos módulos de refrigeração, a Internet das Coisas (Internet of Thinks -IoT) ajudará a definir, por exemplo, o melhor ponto para vender café ou o melhor momento para uma promoção.
O especialista ressaltou que algumas tecnologias já disponíveis e acessíveis permitem repensar os benefícios e a perspectiva de retorno da automação predial. Segundo ele, um shopping, por exemplo, pode ampliar a operação da climatização para além da medição de temperatura e ajuste automático.
“Com redes de IoT as câmeras informam a contagem de pessoas que entram e saem, permitindo que a refrigeração e ventilação sejam otimizadas em tempo real. Se houver a estreia de um filme, o sistema “sabe” com antecedência quais áreas estarão mais cheias. Junto aos dados coletados pelos dispositivos e o conhecimento dos eventos (como padrões do fluxo de pessoas), o sistema vai ainda consultar sites de meteorologia e com todo esse conjunto de informações – telemetria, tendências comportamentais, web etc. - calcula e comanda automaticamente a configuração ótima dos equipamentos de refrigeração”, disse.
Outro cenário descrito pelo palestrante foi o de um prédio comercial no qual o sistema “pergunta” à catraca de controle de acesso quem está trabalhando e vê onde pode desativar ar-condicionado e iluminação.
“A Internet das Coisas não se restringe ao controle de dispositivos pela web. Os grandes benefícios financeiros e de qualidade de vida ocorrem quando se articulam os dados e se coordenam as ações de todo o conjunto. O acesso a tecnologias de IoT, assim como de inteligência de negócios, se amplia rapidamente e essas inovações afetarão o dia a dia da gestão e da manutenção predial”, explicou.
De acordo com o engenheiro, assim como celulares ou smart TVs já vêm prontos para conexão às redes Wi-fi e à Internet, câmeras, catracas ou sensores já são instalados hoje como um “ponto IP” conectável. “A conexão entre as coisas cria um rico banco de dados. As plataformas de monitoramento e relatórios os transformam em uma poderosa ferramenta para tomada de decisões assertivas”, declarou Nakamura.
Segundo ele, mesmo que essas inovações ainda estejam na fase inicial, a experiência em outros segmentos, como transporte e serviços, tem demonstrado que essas novas tecnologias, cada vez mais fáceis de usar e com alternativas de menor custo, transformam rapidamente os modelos operacionais, financeiros e de competitividade das atividades mais tradicionais.
“Atualmente já conseguimos distinguir claramente os resultados de um bom gerenciamento no retorno de investimento. Dois prédios com a mesma infraestrutura tecnológica podem ter níveis de custo operacional e qualidade de serviços discrepantes. O resultado não depende apenas da automação; depende de como se faz o gerenciamento no dia a dia”, constata. “Ainda há um grande percurso pela frente até que se aplique efetivamente a IoT em HVAC. Mas alguns paradigmas deverão ser quebrados no período evolutivo da tecnologia, que devem ser observados, até para não correr o risco de decidir investimentos que se tornem obsoletos ou ineficientes”, ponderou.
Sobre a Viridi Technologies
A Viridi Technologies, uma empresa do Grupo A5, oferece um portfólio completo de soluções de eficiência energética. Sua linha de serviços inclui gerenciamento de energia, integração de sistemas e automação predial como: ar condicionado central, controle inteligente de iluminação, monitoramento e controle de utilidades, sistemas de detecção e alarme de incêndios, entre outros.
Suas soluções são focadas na redução do consumo de energia e custos operacionais, valorização do empreendimento, medição e acompanhamento da eficiência, definição estratégias de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. E são desenhadas e estão presentes em mais de 300 clientes em diversos empreendimentos entre eles shopping centers, data e call centers, edifícios comerciais, universidades, hospitais e laboratórios farmacêuticos.
Em 2016, seus projetos proporcionaram, em seus principais clientes, do segmento de Varejo e Call Center, uma economia energética de mais de 180 MWh ano e 33 MWh ano respectivamente (R$ 2,5 milhões).
A empresa faz parte do Grupo A5, composto também pelas empresas A5 Solutions, Coddera Software e Omnize. Para saber mais sobre nós, acesse: http://www.viriditechnologies.com.br/#viridi
Palestrante: Igor Nakamura
Engenheiro e diretor da Viridi Technologies, tem mais de 16 anos de experiência no mercado de administração e automação predial. Nakamura é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduado em Administração de Empresas para Engenheiros pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em RAC – Refrigeração e Ar Condicionado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).
 Fonte: http://www.segs.com.br/info-ti/88641-iot-amplia-eficiencia-na-climatizacao-predial-e-permite-uso-inteligente-do-fluxo-de-pessoas-para-negocios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário